Logo do Grupo de Extensão Folhetim

Edição 2023.1


  "A DO XANDÃO" 

Capa edição 2023 ano IV nº 10
Capa Edição nº 10 Ano 2023

INTRODUÇÃO
Apresentamos nossa 10º edição com chave de ouro, para isso trazemos os curtas das matérias, os famosos "resuminhos" que fazem parte dessa capa. Para conferir a edição na íntegra, em PDF, acesse o link ao final da página. Boa leitura. 

1. O VOTO, A JUSTIÇA E A DEMOCRACIA - EDITORIAL

Após a polarizada eleição de 2022, a matéria destaca o valor imensurável da Justiça Eleitoral brasileira para a concretização da democracia instituída na Constituição Federal, de 1988. Com tantos rumores instabilizando a integridade das urnas, a transparência e diligência do sistema eleitoral são pontos chaves para o exercício do direito mais caro ao governo popular e ao pluralismo político: o voto direto, secreto e de valor igual para todos.

2. ELEIÇÕES 2022

Compondo a coluna política do nosso jornal, com ar de Oscar Wilde e São Lourenço numa grelha, o texto convida o leitor a refletir de modo não muito comum sobre o fantasma da corrupção e a democracia imersa em uma moralidade pífia. Ainda conta com um debate instigante sobre o reacionarismo na América Latina e o conturbado contexto das eleições de 2022.

3. 10º CONEPEC: UM CONGRESSO DE RICA EXPERIÊNCIA E RESISTÊNCIA

O Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, realizado na Cidade de Goiás, ganha foco em sua 10ª realização, pensada por mulheres da academia, com a partilha de conhecimentos e experiências únicas, bem como a denúncia sobre a fome de moradia estudantil na comunidade vilaboense. Nesse ínterim, Goiás merece atenção em cada detalhe, o que foi reconhecido até pela UNESCO em 2011, contudo ainda carece de cuidado maior por ter se tornado um polo universitário no estado.

4. AS MIL EMOÇÕES DO JID’S 2022

Dando destaque para cada turma da FD, a matéria faz a cobertura dos Jogos Internos da Faculdade de Direito, evento promovido pela nossa querida Mafiosa. Entre troféus, copa do mundo, happy hour e muita integração, o JID’S 2022 entregou tudo!

5. 30 ANOS DO MASSACRE DO CARANDIRU

2 de outubro de 1992, um dia nunca esquecido. A matéria visa retratar um pouco das várias repercussões que esse dia deixou para a sociedade brasileira e sua política carcerária. Assim, entre dois discursos que se conflitam – detentos e força policial – e muitas letras de rap, o texto mostra como a temática ainda é presente, inclusive no Congresso Nacional.

6. O TRABALHO DE SÍSIFO E A MAQUINIZAÇÃO DO HOMEM NA ERA DA PRODUTIVIDADE

Diante de tamanha obsessão pela eficiência e produtividade, essa matéria reflete quanto à degradação do trabalho contemporâneo, como no caso da “Grande Renúncia” estadunidense. Desse modo, a luz do mito de Sísifo, o excerto instiga para uma análise do nosso mundo frenético e mecanizado, com as condições laborais em foco.

7. O FILME RELEVANTE DE 65 ANOS ATRÁS

Abrindo nossa coluna de cultura, “12 Homens e Uma Sentença” vem ser discutido depois de tantos anos. Um filme com tantos detalhes, esse clássico de 96 minutos ainda conta com implicações jurídicas a serem destacadas. Luz, câmera, ação e um pouquinho de direito!

8. SOB O OLHAR SANGUINÁRIO DO VIGIA

Após ter um documentário lançado pela Netflix, o Folhetim resolveu trazer Racionais Mc’s para a nossa coluna cultural. O texto mergulha na imensa identidade musical, significado político e representatividade do grupo que fez história na arte brasileira e deixou um legado para as periferias.

9. LANA DEL REY É DE FATO A ARTISTA DA DÉCADA?

Seguindo no embalo musical, Lana Del Rey protagoniza a cena com sua homenagem no “Variety’s Hitmakers” de 2021. Assim, para não restar dúvidas, fizemos essa matéria detalhando cada passo de sua carreira e explicando, como em meio as críticas e questionamentos, tanta melancolia chegou as paradas de sucesso do mundo todo, na última década.

10. PODERES EM MEIO AO CAOS

Mais atual do que nunca, a matéria trata do fatídico 8 de janeiro e suas semelhanças com o 6 de janeiro do Capitólio estadunidense. Vem, ainda, alertar sobre os riscos de ataques como estes para a democracia e os poderes de Estado brasileiros.

11. OBJETO OU SUJEITO: A NATUREZA COMO PAUTA NO SISTEMA JURÍDICO

Sob o viés jurídico, mas com linguagem simples, a matéria mostra como o Direito vem enxergando o meio ambiente. Com tantos eventos, como a Conferência das Partes (COPs), e tantos tratados, como lidar com a pauta ambiental no mundo e com as crises que nosso planeta enfrenta?

12. MONARQUIAS NO SÉCULO XXI: PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Diante do falecimento de Elizabeth II, ocorrido em 2022, retratamos, ao som de Coldplay, o panorama e as minúcias que envolvem as monarquias sobreviventes no nosso século. No tocante à temática, entramos em questões sobre a usurpação de outras nações por parte de tais regimes, os seus abismos de classe e seu acúmulo de privilégios.

13. O MAIOR CONPEEX DE TODOS

A Universidade Federal de Goiás, promoveu o primeiro CONPEEX presencial pós-pandemia, em 2022. Assim, o folhetim não pode deixar de cobrir o evento que teve 7 mil inscritos, contou com banners, pesquisadores de inúmeras áreas do conhecimento, e até vacinação contra a Covid-19.

14. NA PRIMAVERA DO IRÃ, FLORES NASCERAM E MORRERAM

Mulheres de todas as idades, todas as vidas, todos os credos, todas as origens, todos os gritos. Esse é o retrato da linha de frente da luta dos iranianos contra à opressão governamental. Uma luta que não se restringe somente às mulheres ou à religião, mas também à população curda, minoria étnica que tem sido oprimida no país. Venha entender esse contexto na nossa coluna “Mundo”.

15. A COPA CORRETAMENTE POLÍTICA

Dentro da coluna de esportes, é claro que não poderia faltar uma cobertura da Copa do Mundo de futebol masculino, sediada no Qatar. Para além do campeonato, adentramos nas nuances do Oriente Médio, para entender também a conjuntura de realizar um evento de tamanho significado em um local marcado pelo elitismo, machismo, teocracia e homofobia.

16. PEQUENAS MENTIRA, GRANDES POLÍTICAS

Como o mundo digital da pós-verdade reflete na nossa instável e moribunda democracia? Este é o tom da matéria que vem discutir sobre as fakes news e seus reflexos desde a Antiguidade, além da falsa politização que vivemos no país, marcada por debates eleitorais cada vez mais carentes de planos de governo.

17. CARREIRA JURÍDICA, POR PAULO HENRIQUE GONÇALVES PORTELA

Para enriquecer nossa edição, trouxemos o ex-diplomata e doutrinador de Direito Internacional Público e Privado, professor e mestre, Paulo Henrique Gonçalves Portela, para falar sobre a carreira internacional e diplomática que qualquer discente da FD, caso queira, pode seguir.

 

Related Files Size Archive Fingerprint
Edição 2023.1 n 10 ano 4 8501 Kb c01d29e4971150f89de114e550df91ed