Edição 2015.1

“DOS ANOS 30 À ATUALIDADE”

Capa da Edição n° 1 Ano 2015

1. O VELHO XI DE MAIO,NOVINHO EM FOLHA

E uma retrospectiva do jornal , que se inicia com o retorno da famosa cadeira a FD, além das propostas da chapa voz ativa do CAXIM , da personalidade jurídica e também sobre ciência jurídica, denuncias do NAJUP acerca de extermínio da juventude negra, abordando também sobre a reflexão sobre o que fazem do reflexo uns dos outros.

2. QUEM SE IMPORTA COM A DEFESA SOCIAL

Aborda sobre a importância do conhecimento, e a participação da universidade na construção de discursos, fala também sobre a resignificação do sistema penal, e que tal sistema viola por vezes o os direitos humanos,e que os jovens negros tem sido taxados como inimigos sociais, e que o controle social e repressivo.

3. PRIMEIRO ENSAIO PARA A DEMOCRACIA DOS DESEJOS.

Aborda sobre a questão da reconstrução social, através da reformulação das mentes, de encher o outro e entende-lo acima de tudo com respeito, que o medo e o preconceito são propulsores de discursos de ódio, além de que o amor deve ser composto de compreensão da diferença do outro.

4. CAXIM:O PIONEIRO CENTRO ACADÊMICO

Conta um pouco sobre os acontecimentos nos anos 30 em Goiás e a  história da Faculdade de direito e do CAXIM, seu surgimentos, seus pioneiros, que realizaram marchas,e criaram o jornal "O acadêmico" que viria a ser o então agora "Folhetim XI de Maio", além da conquista pela criação da casa do estudante e pela fundação de uma UF no Estado, e a mudança da capital para Goiânia.

5. DITADURA MILITAR

O Golpe militar de 1964 afetou a faculdade de direito e e mobilizou o centro acadêmico, pois diversos acadêmicos de recusaram a obedecer regras ideológicas impostas pelos generais.  Chegando ao ponto de impedirem um paraninfo  de participar da cerimônia de formatura, em que seu discurso so foi possível 20 anos depois.

6. E QUAL A NATUREZA JURÍDICA DA NATUREZA JURÍDICA?

Artigo jornalístico que fala sobre a discussão do Direito ser uma ciência ou não, além de introduzir a respeito do que e a ciência, e sobre a arte fazer parte da ciência e usar de várias técnicas para passar sua mensagem, mostrando assim que todas profissões estão imersas em vontade e necessitam de técnicas. Aborda sobre Kelsen e sua "teoria pura do direito", e defende que o avanço da ciência também se deu pela criatividade e sensibilidade não somente o carácter tecnicista, e ainda sobre o uso de ciências sociais para defender regimes políticos.

7. OBSERVAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO PARA A LITERATURA

Aborda sobre a questão da educação para a leitura,que aprendemos so o que não fazer, alem e da tendência de buscarmos expressões extravagantes, grandes construções literárias despedidas de significado maior, faz crítica ao uso avulso de citações, e finaliza que educar-se para literatura e criar uma visão própria do mundo.

8. ÉFI-DÊ

Conta um pouco sobre a história de um universitário, sua experiência no direito e na universidade, como calouro, na metade do curso e ainda perdido, logo mais sua experiência com o estágio, finalmente seu encontro  no direito,seu amor pela faculdade, sua lembrança que jamais será esquecida.

9. O EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE NEGRA

Aborda sobre a questão da violência e discriminação cometida a sociedade negra, o sistema preçário de educação que contribuí para essa realidade, a proposta e levar e debater tais assunto em ambiente acadêmico, e ir além gerar mobilização para desconstrução de posicionamentos colônias, patriarcais e racistas.

10.DA PERSONALIDADE JURÍDICA

Reflete a cerca da personalidade jurídica e suas diversas facetas, além da polaridade da representaçãoda pessoa jurídica entre a ficção e a realidade, expõe visões diferentes de diversos autores acerca da problemática, e encerra parafraseando "Alice no país das maravilhas".

11.CRÔNICADA CADEIRA

Relata o enrredo emocionante de uma entrevista com a cadeira nobre que voltou a FD, seu velho lar. Conversam sobre o fato dela não ser usucapível, da sua suposta substituta que segundo a Mafiosa parece o trono da Valesca, e de um tal trono de ferro que segunda a cadeira e um pitel.

PDF da Edição n° 1 Ano 2015 do Folhetim XI de Maio 18115 Kb 9cff5950baee2791829df95cc2b10bcd