Edição 2025.2
"A DA CULTURA NA REALIDADE JURÍDICA"
INTRODUÇÃO
Apresentamos nossa 13ª edição trazendo os curtas das matérias, os famosos "resuminhos" que fazem parte dessa capa. Para conferir a edição na íntegra, em PDF, acesse o link ao final da página. Boa leitura!
1. ELEIÇÕES 2024: ESTAMOS PREPARADOS PARA OS PRÓXIMOS ANOS?
Durante o período eleitoral de 2024 foi possível ver como a política brasileira carece de credibilidade. Todo o processo eleitoral volta para uma imagem de convencimento que não condiz com a real prática da coisa, seja atravez de santinhos que inundam as ruas ou de debates eleitorais que escarnam a falta de civilidade. O texto elaborado por Geoavanna Gomes faz uma reflexão sobre a importância da participação política e escracha o real cenário político.
2. UM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA E OS 61 ANOS DO GOLPE
A redação feita por Giovanna Neri traz uma grande reflexão: os fantasmas do golpe de 64 que ainda assombram os dias atuais. Muitos querem ignorar esse fato, mas "não enfrentar um problema não faz com que ele desapareça". Ficou curioso, né? Agora vai ter que ler.
3. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL LEGAL: O EXTERMÍNIO DOS JURISTAS?
Eis a questão. O raciocinio reflexivo humano é mais eficiente que as IA's? O redator Gabriel Moreira levanta esse questionamento necessário em tempos em que o chat domina os trabalhos acadêmicos.
4. PL DO ABSURDO
PL do estupro, ou quero dizer, PL do machismo e da desigualdade? O texto de Sara Santos aborda de forma crítica um tema muito sensível e enfatiza a hipocrisia desse projeto que equipara o aborto legal após 22 semanas de gestação a homicídio doloso. Interessante, não acha?
5. OS IRMÃOS KARAMAZOV: UMA ANÁLISE PENAL DE DOSTOIEVSKI
Em "Os Irmãos Karamazov: uma análise penal de Dostoievski", Júlia Mota nos convida a mergulhar na obra-prima de Dostoiévski por uma perspectiva fascinante: a do direito penal. Prepare-se para uma viagem que transcende a ficção e nos faz refletir sobre temas como culpa, justiça, liberdade e o papel da sociedade em nossos julgamentos. Se você gosta de mergulhar em temas que te fazem pensar e questionar, este texto é um convite irrecusável!
6. A ASCENSÃO DO RAP NACIONAL FEMININO E SEUS SIGNIFICADOS
Ei, já parou pra pensar na força das mulheres no rap nacional? É brilhante como Geovanna Gomes consegue te levar para dentro desse movimento que está quebrando barreiras e mostrando que a voz feminina ecoa muito além das batidas. Prepare-se para se inspirar e querer ouvir todas as músicas mencionadas!
7. FLORES PARA ALGERNON: MAIS DO QUE FICÇÃO CIENTÍFICA
"Flores para Algernon" é aquela história que te pega de jeito! Sabe quando um livro vai além e te faz pensar sobre a vida, o conhecimento e as pessoas de um jeito novo? É exatamente isso que acontece com a jornada de Charlie Gordon. Se você busca uma leitura que te marca, achou!
8. ENTRE LINHAS E LEIS: A LITERATURA TAMBÉM É UM DIREITO
Ei, futuro jurista! Já se pegou pensando se a paixão por livros e a escrita criativa têm lugar no mundo do Direito? Este texto é para você! Ele mergulha na genialidade de Antonio Candido para te mostrar que a literatura não é só um passatempo, mas uma necessidade humana fundamental e um direito que todos merecem ter. Prepare-se para ver como a ficção e a poesia podem não só enriquecer sua vida, mas também expandir sua visão sobre o universo jurídico, provando que dá para ser um craque no Direito e, ao mesmo tempo, um devorador de histórias!
9. QUE HISTÓRIA É ESSA DE BRAT?
Prepare-se para mergulhar no fenômeno pop que está sacudindo 2024! Se você também está se perguntando "Que história é essa de Brat?", o texto de Marina Leandro, nossa vencedora do concurso de texto, desvenda como Charli XCX saiu de um nicho para dominar as paradas e a internet, desbancando até Beyoncé e Taylor Swift. Descubra o que é o "Brat Summer" e por que este álbum, com sua pegada desobediente e letras sinceras, está capturando o espírito de uma geração. Uma leitura leve e divertida para entender o sucesso dessa artista que não tem medo de ser "pirralha"!
10. SER DEFICIENTE SEM SIMBOLIZAR A DEFICIÊNCIA
Você já se viu preso em rótulos? A Tássila da Costa Pinto nos convida a uma viagem poética para desconstruir a ideia de que a deficiência nos define. É um grito de liberdade, um lembrete de que nossa essência vai muito além do que os olhos veem. Uma leitura leve e cheia de potência para quem busca inspiração e uma nova perspectiva!
11. GOLLUM, GOLLUM!
Curioso para descobrir o lado sombrio de um personagem que, à primeira vista, parece ser apenas um coadjuvante em "O Senhor dos Anéis"? Este texto mergulha na complexidade de Sméagol, o futuro Gollum, e usa sua história para nos fazer refletir sobre a estigmatização e marginalização de criminosos na nossa própria sociedade. Uma leitura instigante que vai te fazer enxergar os "monstros" sob uma nova perspectiva!
12. OI, HUGHIE, HOMELANDER SEMPRE FOI O VILÃO!
Quer entender por que o Homelander de "The Boys" sempre foi o vilão, mesmo que alguns insistem em amá-lo? Este texto vai te mostrar como a série é muito mais do que parece, com uma pitada de humor e muita crítica. Prepare-se para uma leitura divertida, ácida e que promete te fazer rever seus conceitos sobre o Capitão Pátria... e talvez até sobre o Capitão Nascimento!
13. CONTOS LEGENDÁRIOS
Curioso para saber o que a Virgínia, a Disney e até uns guerreiros da UFG têm em comum? Só lendo pra saber. Descubra como um bom planejamento jurídico pode ser a arma secreta contra os perrengues da vida real. Uma leitura leve, cheia de ensinamentos e que vai te fazer rir (ou pelo menos pensar!).
14. COLUNA LITERÁRIA
Essa é uma charge de arrepiar. A crítica que Sara Santos aborta em seu texto é de tamanha profundidade que prefiro manter a curiosidade. Um texto curto, direito, com uma carga crítica pesadíssima. Vou deixar esse totalmente no suspense, então é melhor correr, pegar a nova edição e presenciar o quão rápido seu queixo pode cair.
15. BRINCAR DE ÍNDIO
Embarque nesta leitura elaborada de Manuela Honório que, entre a ironia e a reflexão, questiona a "brincadeira" que virou tragédia e o que restou de uma história mal contada. Quem sabe, ao final, você descubra quem realmente pagou o preço de "quinhentos anos de azar".
16. HOROSCOPO JURÍDICO
Novo semestre, novas previsões jurídicas! O que será que os astros reservam para você neste novo início, aluno da FD? Estudos, amor, amizade, estágio, pesquisa, festas, ônibus lotados? Não se preocupe, o Astrogildo vem hoje ser a luz na vida mais do que conturbada dos universitários.
17. HURRICANE: UM ERRO JUDICIAL CANTADO
Que tal mergulhar em uma história real de injustiça, contada através de uma canção icônica? Neste texto, a autora compartilha sua jornada de redescoberta de "Hurricane" de Bob Dylan e como a música a fez refletir sobre falhas judiciais, racismo e a força do sistema. Uma leitura que promete te fazer sentir, pensar e se indignar, tudo em poucos minutos!
18. CARREIRA JURÍDICA - PROCURADORIA FEDERAL
Que tal desvendar os segredos da carreira jurídica através de uma conversa super interessante com um procurador federal? Descubra o dia a dia, os desafios e as histórias inspiradoras de quem atua para o bem do Brasil, desde casos emblemáticos até a lição mais valiosa de uma jornada de quase três décadas. Uma leitura leve e cheia de insights para quem sonha em seguir essa área!
Related Files | Size | Archive Fingerprint |
---|---|---|
Edição Folhetim - 2025.2 | 31490 Kb | 0fddc67f276ed7ef35e5b72ebc4ddb5e |